quarta-feira, 30 de abril de 2008

Folha Informativa - Dom. 20 de Abril de 2008

Domingo V da Páscoa
Palavra do Pároco
A nova lei do Divórcio

Foi aprovada na generalidade, na passada quarta – feira, a nova lei sobre o Divórcio.
Divórcios mais fáceis, rápidos, sem culpabilidade nem litígio; eis o que é oferecido ao povo português! Entretanto, desenha-se um novo nicho de mercado: os divórcios na hora. Sem sair de casa, à distância de um «clic», tal como os pagamentos “on line” ou as declarações de IRS.
Tal como na aprovação da lei do aborto, o nosso Portugal, católico e não praticante, congratula-se. Trata-se de mais uma lei muito ao gosto do Homem de hoje, indisponível para qualquer causa nobre, sempre que ela exija sacrifício, abnegação e renúncia a si mesmo.
À medida que se vão legalizando, uma após outra, as grandes causas humanas como a vida e a família, sempre no sentido do facilitismo e da desculpabilização, os cristãos perguntam-se: poderá sobreviver, neste contexto, o «Evangelho da Vida e da Família»? E a resposta é: pode, e vai sobreviver! O Espírito Santo não cessa de infundir os seus Dons no coração de tantas famílias que, contra ventos e marés, dão testemunho da alegria que brota da adversidade e da bonança que se segue à tempestade quando alguém aceita «desafiar» o mar em vez de «abandonar o barco».
A este propósito recordo algo que li recentemente: um padre holandês, missionário em Angola, foi encontrado morto no seu jeep, crivado de balas. Muitas vezes os colegas lhe tinham dito que ele se arriscava muito ao se deslocar às missões, pois os caminhos eram muito perigosos. Viram então que, no tablier do veículo ele tinha colado a seguinte frase: «Um barco no cais está seguro. Mas, será que os barcos foram construídos para ficar no cais
Pensamento
Não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, concede tudo. Quem se dá a ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri, escancarai as portas a Cristo e encontrareis a verdadeira vida.
João Paulo II
Meditação
Oração
Se passais diante de uma igreja, entrai e saudai Nosso Senhor. Será possível passar diante da porta de um amigo sem o cumprimentar?
A oração é uma doce amizade, uma familiaridade espantosa, um suave encontro de filho com o Pai. Não é necessário falar para rezar bem. Sabemos que o Bom Deus está aqui no seu sacrário, abrimos o nosso coração, comprazemo-nos na sua Santa Presença.
Esta é a melhor oração.
S. João Maria Vianney
DEUS CONTA CONTIGO
Só Deus pode dar a fé, mas tu podes dar o teu testemunho. Só Deus pode dar a esperança, mas tu podes dar confiança aos outros.Só Deus pode dar o amor, mas tu podes ensinar o outro a amar. Só Deus pode dar a paz, mas só tu podes semear a união. Só Deus pode dar a força, mas tu podes dar coragem a quem anda triste. Só Deus é o Caminho, mas tu podes indicá-lo aos outros. Só Deus é a Luz, mas tu podes fazê-la brilhar nos olhos dos outros.Só Deus é a Vida, mas tu podes oferecer aos outros a vontade de viver. Só Deus pode fazer o que parece impossível, mas tu podes sempre fazer o possível. Só Deus é suficiente em Si mesmo, mas… prefere contar contigo!
Autor Desconhecido
Destaque
São Marcos, evangelista – 25 de Abril

Admite-se que o autor do Segundo Evangelho e o Marco - primo de Barnabé, de que se fala nos Actos e nas Epístolas - sejam uma só e a mesma pessoa. Marcos e Maria viviam em Jerusalém. A sua casa servia de local de reunião dos primeiros cristãos. Discípulo de São Paulo, esteve ao seu lado quando este ficou preso em Roma. Foi também discípulo de São Pedro: A Igreja está em Babilónia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, o meu filho (1 Pedro 5,13s.).
Santo Irineu, Tertuliano e Clemente de Alexandria atribuem decididamente a Marcos, discípulo e intérprete de São Pedro, o segundo Evangelho. E segundo os críticos modernos, o evangelho de Marcos foi escrito por volta dos anos 60/70 e dirigido aos cristãos de Roma.

Dia Mundial da terra – 22 de Abril
Os cientistas andam preocupados… os homens não souberam, sobretudo, nestas últimas décadas, estimar a Criação que Deus lhes confiou. Qual o futuro da Terra onde já são visíveis tantos estragos de um sobreaquecimento global devido à poluição humana?
Saibamos contemplar e respeitar como Francisco de Assis, o grande mistério da Criação; todos devemos ser guardas e protectores daquilo que Deus nos entregou.
Bento XVI
O caminho para chegar ao Reino, onde Deus será tudo em todos, é longo e não é possível tomar atalhos: é necessário que toda a pessoa acolha livremente a verdade do amor de Deus. Ele é Amor e Verdade, e tanto o amor como a verdade não se impõem nunca: tocam à porta do coração e da mente e, ali onde podem entrar, oferecem paz e alegria. Esta é a maneira de reinar de Deus; este é seu projecto de salvação, um «mistério», no sentido bíblico do termo, ou seja, um desígnio que se revela pouco a pouco na história.
(Angelus da Solenidade de Cristo Rei – 2006)

À mesa da Palavra
A Palavra de Deus não é de consumo rápido. Pede tempo, disponibilidade... Escutá-La significa deixá-La empapar o solo, como a água da chuva que primeiro refresca, depois fecunda – «Assim como a chuva e a neve descem do céu e não voltam mais para lá, senão depois de empapar a terra, de a fecundar e fazer germinar (...), o mesmo sucede à palavra que sai da minha boca: não voltará para Mim vazia, sem ter realizado a minha vontade e sem cumprir a sua missão» (Isaías 55, 11).
Elias Couto

Palavra de Deus é exigente, convida-nos a adoptar na nossa vida os critérios de Deus, nunca esquecendo o que diz o Senhor: «As palavras que Eu vos digo são espírito e vida».
Se não escutarmos a Sua Palavra, a nossa caminhada será conduzida só com critérios humanos, e esses não garantem que a vitória de Jesus Cristo seja a nossa vitória.
D. José Policarpo
Homilia na missa da Ultreia Europeia dos Cursilhos de Cristandade
Sabia que
Na paróquia da Amora, Diocese de Setúbal, existe um Café de nome «Café Cristão Pneuma Pedra Angular» que «tem tudo o que é normal num café, mas além dos sumos e dos bolos, são apresentados menus de caminhos a percorrer para nos tornarmos homens e mulheres novos, com fé sólida e esclarecida».
Numa área de cerca de 400 metros quadrados, é possível encontrar uma sala de atendimento «para casos mais problemáticos», um cantinho infantil «para que os casais jovens possam trazer as suas crianças», uma biblioteca e um salão grande onde se desenvolvem as várias actividades e, onde está situada, também, uma pequena capela.
Promove múltiplas actividades e encontros, que vão da música ao teatro, da oração à partilha. Os momentos de oração são vividos todos os Sábados, das 16h às 17h 30, havendo sempre um tempo de adoração. No 1º Domingo de cada mês, pelas 17h00, é celebrada Missa.

Esta Semana
20 – Oeiras – Escuteiros de Lisboa celebram a Festa de S. Jorge, seu Padroeiro
22 – Dia Mundial da Terra
23 – Dia Mundial do Livro
24 – Aniversário do início do Pontificado de Bento XVI
25 a 27 – Golegã – Quinta da Cardiga – Festa da Família 2008

Missionários da Oração
CAMINHO; VERDADE E VIDA
Senhor Jesus,Rosto divino do homem e rosto humano de Deus,Aqui estou para Te dizer que creio,com toda a minha inteligência e com todo o meu coração,Que Só Tu és o caminho, a verdade e a vida,Só Tu és a minha luz e salvação,Só Tu és o meu refúgio e o meu abrigo…

Leituras
21 ► S. Anselmo, bispo e doutor da Igreja -MF
2ª Feira L 1 Act 14, 5-18; Sal 113; Ev Jo 14, 21-26
22 ► L 1 Act 14, 19-28; Sal 144; Ev Jo 14, 27-31c
3ªFeira
23 ► S. Jorge, mártir - MF
4ªFeira L 1 Act 15, 1-6; Sal 121; Ev Jo 15, 1-8
24 ► L 1 Act 15, 7-21; Sal 95; Ev Jo 15, 9-11
5ª Feira
25 ► S. Marcos, Evangelista - Festa
6ª Feira L 1 1 Pedro, 5, 5b-14; Sal 88; Ev Mc 16, 15-20
26 ► L 1 Act 16, 1-10; Sal 99; Ev Jo 15, 18-21
Sábado
27 ► Domingo VI da Páscoa
Domingo L 1 Act 8, 5-8.14-17; Sal 65 ou Act 1, 12-14; Sal 26 L 2 1 Pedro 3, 15-18; Ev Jo 14, 15-21

Nenhum comentário: